domingo, 6 de março de 2011

A CULPA É DE DEUS ?


12 de Janeiro de 2011.Data que nos é possível observar a utilização de Deus pelos homens, como forma de justificar seus erros evitáveis, atos de injustiça e crueldade, cometidos ao longo da história de nossa civilização em nome de dois elementos que, juntos, corrompem a todo e qualquer ser existente no universo − Poder e dinheiro ! Sim, porque nos foi ensinado, desde pequenos, à compreender fatos, como aquele das pessoas salvas de forma surpreendentes das enchentes ocorridos nas Região Serrana do Rio de Janeiro, como um Milagre de Deus.
   Como diz o ditado: “ Quando não é a sua hora, nada nem ninguém pode impedi-lo de viver “.Mas então nos perguntamos ! Não sendo a hora de três dessas pessoas, salvas de uma forma extraordinária das enchentes, por exemplo, − seria, então, a hora de mais de setecentas pessoas; as quais morreram na mesma tragédia ? Tragédia essa, que engenheiros afirmam que poderíamos tê-la evitado ? Então senhores, nos perguntamos: Fato como esse, culpa do Homem ou culpa de Deus ?
Pois, se de fato Deus abriu o mar vermelho para que Moisés pudesse conduzir seu povo − Por que ele também não abriu os portões dos campos de concentração em Auschwitz para a salvação dos judeus e os portões das senzalas para a libertação dos escravos ?
  Ao nosso ver senhores, atos de tamanha brutalidade; cometidos apenas pela vontade do homem, não podem ser levados de forma a livrar o próprio da culpa.Homem esse, que Maquiavel, já havia nos alertado possuir uma natureza ruim − tendendo sempre ao mal − com suas motivações egoístas, interesse próprio, a ambição, a inveja e a vontade de domínio que motivam verdadeiramente suas ações. Como poderia ser a miséria no mundo culpa de Deus ? Pois se, segundos os escritos sagrados, ele deu a cada um de nós a capacidade de produzir, também nos deu a capacidade de dividir.Afinal, a miséria, a fome, a guerra e tantos outros fatores que levam a humanidade a padecer nesse mundo, culpa de Deus ou do homem ?

4 comentários:

  1. Comentário reeditado, devido à reedição do texto ( A CULPA É DE DEUS ? )

    Por Ingrid Caroline - Blog ( Enjoy the Silence )

    Bom... se seu texto já não responde a pergunta, então respondo eu.
    Deus tem todo poder, mas ele deu também o livre arbítrio, ele dá a liberdade, quem escraviza é o homem...
    E os atos do homem, as decisões que ele toma, o condenam! ;)

    ResponderExcluir
  2. Comentário reeditado, devido à reedição do texo ( A CULPE É DE DEUS ? )

    Por Eduardo Neves - ( Contundentes.com )

    - Livre arbítrio ? Vocês realmente acreditam que são responsáveis por suas decisões ?

    ResponderExcluir
  3. O engenheiro disse que a tragédia podia ser evita, o popular desfavorecido, com a casa cheia de lama e sem estudos diz que a culpa é de Deus. Isso mostra que a forma de percepção está na quantidade de informação que um homem tem. Quem entende de Planejamento, fala que a culpa é da ocupação irregular, e desentendido fala que é do Divino.

    ResponderExcluir
  4. E viva a democracia nas diferentes opniões !

    ResponderExcluir