sábado, 12 de março de 2011

OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS ?


O jornal O GLOBO, na edição de 11/02/2011, veio nos mostrar com exclusividade, a comemoração de 31 anos de existência do PT − Partido da nossa atual presidenta, Dilma Rousseff.

O jornal destacou também, um comunicado feito na própria comemoração por nosso ex-Presidente − Luís Inácio Lula da Silva − de um possível pedido de reintegração do ex-Ministro Chefe da Casa Civil − José Dirceu − acusado de chefiar a quadrilha do mensalão, ao Partido, do qual, foi afastado devido aos supostos envolvimento a esse escândalo apresentado no dia 22 de Novembro de 2007 ao STF.

O caso Mensalão, resumidamente, foi o pagamento de propina por parte do governo federal a parlamentares, em troca de apoio em votações importantes no congresso.Projetos esses que, após serem aprovados, trariam possíveis melhorias nas diversas áreas do nosso sistema brasileiro.

Muitos reprovaram essa conduta por parte do governo, mas se seguíssemos o pensamento de Maquiavel desenvolvida em seu livro − O Príncipe, Cap. VIII ( “ Daqueles que, por atos criminosos, chegaram ao principado ” ) − em que o próprio vai nos dizer que: “ O mal é justificável quando praticado uma única vez, e após o benefício obtido com a prática desse mal, ele seja convertido em benefício para o próprio povo.

Talvez então, estaríamos sendo injustos se puníssemos, de forma severa, todos os envolvidos no caso ? Pois com o resultado do cometido, ou seja, a aprovação das leis propostas pelo governo para melhorias em nosso sistema brasileiro, através da compra de votos dos parlamentares de outros partidos, eles não estariam agindo conforme um pensamento justificável devido a finalidade que visa alcançar.

Pois não é como reza o ditado formulado sobre o raciocínio encontrado no livro do próprio Maquiavel: “ Os fins justificam os meios ?

3 comentários:

  1. Comentário reeditado, devido à reedição do texto ( OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS ? )

    Evandro Neves - Blog - Blog ( Dinheirografo )

    - Realmente em alguns casos os fins justificam os meios, porem neste caso acho que não podemos enquadrar, visto que os políticos em nosso país são muito bem pagos para defender os anceios do povo. E não deviam ter que receber dinheiro sujo para fazer algo que já é sua atribuição.
    Outro ponto a ser severamente questionado e o fato que as autoridades políticas que fazem nossas leis deveriam dar o exemplo para a população, mostrando ética, respeito, honestidade e responsabilidade, e ao contrário vivem envolvidas em escandalos desvios de verbas e roubos com a certeza de que nunca serão punidos e com o tempo podem até voltar a ocupar cargos politicos pois nosso povo tem memória curta e premite tais barbaridades.

    Evandro Neves
    www.semprejuizo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Comentário reeditado, devido à reediçã do Texto ( O FINS JUSTIFICAM OS MEIOS ? )

    Eduardo Neves - Blog - ( Contundentes.com )

    - Somos um povo extremamente pacífico em um país extremamente corrupto: A impunidade torna-se o câncer de nossa sociedade.As fortes manifestações ocorridas no Oriente Médio deveriam servir de exemplo para povos inertes como nós que, como sempre, assistem a toda essa hipocrisia circense por parte de nossos parlamentares, de bico calado.

    ResponderExcluir
  3. ...e, essas diversas melhorias no nosso sistema, são utopias até hoje...
    As unicas melhorias foram, são, e tendem a serem por muito tempo, melhorias formadas e conformidadas por e para o benefício da e, somente só politicagem...

    ResponderExcluir