sábado, 12 de março de 2011

A REALIDADE POR DETRÁS DAS APARÊNCIAS !


Pode parecer injustiça... mas após ter participado de uma discussão sobre a violência e a corrupção no país, entre amigos da faculdade, eu percebi que só estudante de Direito não entende que neste país, direito na prática, é totalmente diferente da teoria.

Porque o próprio Marx vai nos dizer que: “O Direito nada mais é do que um simples instrumento de manutenção do estado, que pune quase que exclusivamente, aqueles que por sua condição são compelidos a cometer delitos“.

O promotor, por exemplo, que ao se vangloriar de um alto índice de condenações nem imagina que, para o Estado, ele não passa de uma simples engrenagem que contribui para o bom funcionamento desse sistema que funciona como uma espécie de descarga social; fazendo a “ merda ”, e depois dando a descarga.

A desigualdade social é o principal fator que gera a violência.A corrupção presente na política na polícia e em nosso sistema jurídico, ajudam a manter essa desigualdade.

E no final da história: “ É a vítima sendo vítima de outra vítima “

2 comentários:

  1. Edu... isso dos estudantes de direito é engraçado, eu tenho uma amiga do 7º período que sempre retruca quando ouve algo de absurdo: mas isso não pode acontecer, o policial não pode fazer isso, você pode reclamar isso judicialmente... E os meus amigos dizem pra ela que na prática as coisas são diferentes!
    Pra começar até por nós mesmos, porque como disse meu professor de Penal na primeira aula: todos somos criminosos! Isso é um sinal de que não funciona na prática, pois estamos livres impunes por nossos "pequenos atos infracionários".
    * "que pune quase que exclusivamente, aqueles que por sua condição são compelidos a cometer delitos“... é bem interessante, pois se podemos dar dimensão aos terríveis, os maiores delinquentes ficam impunes...
    isso aii! gostei ;)

    ResponderExcluir
  2. Ingrid... lembro-me de uma dura que levei da polícia no bairro Cascatinha em Petrópolis com uns amigos, assim que saíamos da Faculdade.A ação por parte dos policiais, foi parecida com aquela em que vocês provavelmente viram no filme Tropa de Elite 1.

    E acho engraçado, que, ao contar essa história pra algumas pessoas, elas simplesmente dizem: " Como puderam quatro estudantes de Direito, se deixarem ser tratados daquela maneira pelos policiais ? "

    Mas poucos tentam imaginar que, naquele momento, eramos apenas nós e o " sistema ".Para eles, não importava o fato de que nós eramos estudantes de Direito conscientes de nossos direitos.Para eles, a intenção naquele instante, era a única de esculachar todo mundo.E, ao utilizarmos de vários argumentos possíveis para conter a ação exagerada dos policiais, o máximo que poderiamos conseguir seria uma dúzia de tapas na cara e palavras ofensivas.

    Naquele momento, a única coisa que podiamos fazer, era acatarmos as ofensas.Pois a quem poderiamos recorrer naquele instante ? Com o superior deles, que também estava despachando a dura nos estudantes ? Só diz que reage à dura de polícia, quem nunca tomou uma dura como a nossa.Na prática o lance é monstruosamente diferente da teoria.

    Quem já passou por isso, sabe como é !

    ResponderExcluir