quinta-feira, 10 de março de 2011

" FICHA LIMPA "


Agora que temos todas as cadeiras do STF completas, após à nomeação de − Luiz Fux, − que irá substituir o ex-ministro − Eros Grau, − que se aposentou em agosto do ano passado.Poderemos ver, ou não, o STF dar legitimidade concreta à lei da Ficha Limpa, se, Fux, com seu voto de minerva, votar favorável à validade integra da lei: que impede a candidatura de políticos condenados por colegiado ou que renunciaram ao seu mandato para escapar da cassação.

No ano passado, após à aprovação da lei ter terminado em empate por cinco a cinco, devido ao fato de o STF não dispor do voto do 11º ministro − Eros Grau − que havia se aposentado.− Optou-se pela manutenção da decisão do ( TSE ), que confirmou a validade da lei já para às eleições de 2010.Tendo como uns dos primeiros barrados pela lei, Joaquim Roriz ( PSC ) , que concorria ao governo do Distrito Federal, e do Deputado Jader Barbalho ( PMDB ), que disputava vaga no senado pelo Pará.

A expectativa do Contundentes é que, Fux, vote favorável à lei ! Aliás, preceito esse, que, cai entre nós, não deveria necessitar de uma lei efetiva, para afastar políticos corruptos do Congresso Nacional.

Muitos são aqueles que defendem à não validação da lei, por ela incidir sobre políticos que cometeram crimes antes da validade total da lei, ferindo, assim, o ( Princípio da Irretroatividade da Lei ), que reza:  “ Ninguém pode ser condenado por ações ou omissões que, no momento em que foram cometidas, não eram delituosas, de acordo com o direito aplicável.Tampouco se pode impor pena mais grave que à aplicável no momento da perpetuação do delito. “

Mesmo assim, aqueles que se dizem contra à lei, já demonstraram que irão manter tal opinião, se ela, de fato, vier a ser usada como pretexto para ajudar à vários outros políticos à ganhar a eleição no tapetão, ou seja lá qual for o motivo, que não o de punir aos políticos que cometerem crimes após à validade efetiva dela.

Devo concordar com a aplicabilidade correta da lei, desde que, nossos parlamentares, sejam corretamente julgados por seus crimes praticados antes à efetiva validade de tal.É a lei favorecendo não só o cidadão que comete um injusto penal, mas também ao político corrupto.Fazer o que, não é ? É a lei !.

Mas, ousarei mais ainda em dizer que: Aqui em nosso país, parlamentares envolvidos em escândalos políticos, deveriam perder o seus direitos de utilizar alguns recursos que os livram, quase que sempre, de serem severamente punidos.Mas como eu havia dito... Como eles têm à sua disposição um vasto leque de recursos que o próprio sistema penal brasileiro dispõem ao alcance de quem rouba o suficiente para pagar à bons advogados, para livrá-los da cadeia.Confesso que não imagino quais serão os recursos que serão utilizados por esses, para aliviar a cara de nossos parlamentares, se a lei for realmente aprovada.

Enfim... à não aprovação da lei, seria um verdadeiro atentado ao nosso Estado democrático de direito.Então digo: − Vote, sim, Fux ! à lei da Ficha Limpa ! E ética no Congresso !

3 comentários:

  1. Exatamente... O Princípio da Irretroatividade poderia até ser considerado, se esses corruptos tivessem pagado devidamente por seus crimes... não é aceitável permitir que eles tenham oportunidade de repetir os erros! A lei da Ficha Limpa deve ser aprovada! ;P

    ResponderExcluir
  2. " Aliás, preceito esse, que, cai entre nós, não deveria necessitar de uma lei efetiva para afastar políticos corruptos do Congresso Nacional "

    ResponderExcluir
  3. Também espero que a lei seja aprovada. Mas, acredito que o mais provável é que até que ela entre em rigor, será altamente alterada, como já vem sendo. Até que os politiqueiros não estejam em alta desvantagem.
    Mas, enfim, deixo meu voto de esperança por um Brasil melhor...
    E deixo como o grande destaque a frase dita na postagem :
    "... não deveria necessitar de uma lei efetiva para afastar políticos corruptos do Congresso Nacional "

    ResponderExcluir