segunda-feira, 27 de junho de 2011

" A MATEMÁTICA DO DIREITO "


Ainda me lembro... como se fosse ontem ! Um amigo, ao me ver lendo ( O Príncipe de Maquiavel ), na biblioteca da faculdade, me fazer a seguinte pergunta: " Cara, por que perdemos tanto tempo estudando matérias como Sociologia do Direito, Filosofia do Direito e Fundamentos de Ciências Humanas e Sociais ?

Bem, talvez, hoje, eu consiga responder a pergunta dele.Por ser, o Direito, uma ciência existente para regular a vida do homem em sociedade.É preciso um entendimento sobre suas diversas formas de organização.E tais ciências, supracitadas, visam uma compreensão detalhada sobre todas as diversas formas de organização do homem na sociedade.

Creio que ao deixarmos que essas matérias passem desapercebidas sobre todos nós, começaremos a tratar o Direito como uma ciência exata, algo que já está provado que nunca foi.Logo, tratando o Direito como uma ciência exata, uma matemática.E assim, iremos agir com todos os seres humanos, os quais, o Direito inside diretamente: " Fulano é bandido porque simplemente escolheu ser ", Beltrano age dessa maneira porque simplesmente gosta " ou Sicrano merece morrer por determinado motivo e ponto final "

O Direito Civil, Penal, Constitucional e por ai vai, são as principais matérias do curso.Mas andam lado a lado com as Sub-matérias do curso.Sendo assim, talvez o Direito possa ser visto como uma ciência exata - Causa, Efeito e Consequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário