quinta-feira, 8 de setembro de 2011

" BLOQUEIO CONTINENTAL "


Senhores, hoje, dia 7 de Setembro de 2011, comemoramos o 189º  aniversário de independência da nossa amada República Federativa do Brasil.E ao contrário do que muitos pensam todo o processo de descolonização do nosso país não se deu de um forma tão heróica assim como é retratada em nossos livros de história.

" E tudo se iniciou no bloqueio continental. "

O bloqueio continental, foi um ordem direta do então imperador da França − Napoleão Bonaparte − , que consistia em impedir o acesso de navios do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda aos portos dos então países submetidos ao Primeiro Império Francês, com o objetivo de enfraquecer a economia desses, obrigando-os a se submeterem ao domínio Francês.Após a descoberta da falsa adesão de Portugal ao bloqueio, Napoleão não titubeou e logo ordenou a invasão de  Portugal.

Como já era de se esperar dos nossos corajosos amigos da terra do vira, os Bragança, perante eminente ameaça francesa, tomaram a digna atitude de uma família real e acovardados correram imediatamente para a terra dos tupiniquins com o rabo entre as pernas deixando assim todo o povo lisboeta à mercê de todo o Império Francês também.

Mas antes mesmo de deixar o Brasil devido ao risco de perder sua coroa em Portugal, o próprio D. João VI preveniu ao filho que a separação entre Brasil e Portugal seria uma questão de tempo.Nesse sentido, orientou o filho que antes ele participasse e liderasse o processo de independência do Brasil do que deixar a colônia ser dominada por qualquer outro movimento emancipacionista.Logo, a independência não foi dada de forma difícil e sim pacífica. 

E assim, após algum tempo na relutância do não reconhecimento da independência do Brasil por parte dos países da Europa, unida da Santa Aliança, Brasil e Portugal entraram em um acordo onde o governo brasileiro se comprometia a indenizar os lusos pelos prejuízos causados com a perda da colônia.A indenização foi calculada em cerca de dois milhões de libras, obrigando o Brasil a contrair sua primeira divida externa com a Inglaterra, país com o qual o dinheiro foi pego para o pagamento da indenização a Portugal.

Então, assim foi dada a nossa independência que não foi conquistada de forma tão romântica e heróica como sempre foi ensinado nas salas de aula.Então, creio eu que nada mais justo do que reconhecer o mérito do nosso processo de descolonização a também ninguém mais ninguém menos que Napoleão por seu bloqueio continental que resultou na independência do nosso país.

3 comentários:

  1. Muito boom, Edu! Eu li o livro 1808 de Laurentino Gomes, ele detalha bem claramente toda historia e como tudo se deu.
    A familia real no nosso pais, foi a primeira vez q colonizadores se instalaram em colonias.
    Familias e familias imensas que vieram para fugir e deram rooooombos enormes nos nossos cofres... montes e montes de inuteis tratados pelo governo (`as nossas custas) e alem desse "emprestimo", neh... ne mole nao, neguinho... chupa essa manga rsrsrs
    (Ingrid www.silenceofthewind.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. cleber de mello zarattini04 outubro, 2011

    Po Dudu, excelente blog cara, li o texto "bloqueio continental" e achei a leitura de fácil entendimento. Ao mesmo tempo com um conteúdo bem amplo porem muito explicativo.

    Vou ler os textos passados... Abraços pra ti irmão.

    ResponderExcluir
  3. Grande Clebim, obrigado pela crítica ! Ela irá me ajudar, e muito, no aperfeiçoamento dos meus texto para o Contundentes.Irei procurar ser o mais conciso possível.Um grande abraço !

    ResponderExcluir