terça-feira, 16 de agosto de 2011

NÃO SE CRITICA AQUILO QUE NÃO SE CONHECE !

 
E lá estava eu em mais um intervalo entre as aulas da faculdade em um debate com alguns amigos sobre aquilo que mais gosto, política.É, e o mais interessante nesse debate foi que percebi o quanto as pessoas adoram falar sobre coisas das quais não têm propriedade alguma.Aliás, julgam conhecer porque viram superficialmente no Jornal Nacional ou no Fantástico: " Porque em Cuba é assim... Porque Chavez é um Ditador... A Dilma é não sei o que lá... As religiões são assim e assado... e blá, blá, blá, blá, blá, blá... ".

A poucos dias comentei com um conhecido sobre como as coisas seriam melhores se só ousássemos a abrir nossas bocas para debater sobre determinados assuntos que já tivessemos lido algum livro sobre, pesquisado bastante ou assistido a algum documentário que não fosse tendencioso.

Não quero aqui defender Cuba, Hugo Chavez, Dilma ou qualquer religião, mas eu mesmo já me deparei com essa situação diversas vezes, debatendo com outras pessoas coisas das quais não possuia conhecimento algum para ali estar discutindo.Mas:ser prático em determinado assunto não é fácil.É preciso ler muito.Mas, não; ninguém quer ler ou pesquisar, leva tempo.Então, assim preferem apenas continuar se apoiando em padrões superficiais, aderindo a opiniões de jornais e revistas tendenciosas, panfletárias e neoliberais.

A todos aqueles que insistem em manter suas opiniões superficiais sobre Cuba, recomendo lerem o livro ( Fidel e Che - Uma Amizade Revolucionária ), ou até mesmo assistir ao ducumentário ( Cuba - Fatos, e não palavras ! ), Ou até lerem a Biografia de Chavez ( Hugo Chavez - Da Origem Simples ao Ideário da Revolução Permanente ), que, talvez, não tenha mudado totalmente a opinião dos seus diversos críticos nos Estados Unidos, mas fizeram-lhes incarar o atual presidente da Venezuela como uma figura a ser considerada.E também a assistirem o documentário sobre os países do Mercosul ( Ao Sul da fronteira ).

Então gostaria de fazer esse convite a todos, criticar somente aquilo que temos total e pleno conhecimento para assim agir.Pois é como diz o ditado: " Viu na Globo ou leu na revista Veja, azar o seu ! "