domingo, 12 de dezembro de 2010

" ENSAIO SOBRE O SISTEMA "


Vivemos em um país politicamente stereo em se tratando dos serviços de saúde, educação e segurança pública.Mas seria mesmo o Brasil incapaz de oferecer tais serviços de boa qualidade, ou poderíamos estar certos afirmando,que,aqui, enquanto estiver bom para o rico estará bom para todo mundo ? − Pois,imaginemos uma lei que proíba o serviço de saúde privada em nosso país. − Uma  lei que obrigue os ricos a utilizar o mesmo serviço de saúde pública que os pobres,gozando,assim,de todo o abandono do sistema público de saúde brasileiro. − Creio que eles se veriam obrigados a uma melhoraria na saúde pública. − Pois não acredito que nossos Parlamentares iriam gostar de utilizar o mesmo serviço de saúde precária que a população. − Então teríamos uma saúde de primeira qualidade.− Mas qual político iria aprovar tal lei que conseqüentemente o proíba de se servir dos privilégios de se ter uma ótima renda ? − Logo,Serviço de saúde pública de primeira qualidade em nosso país,Utopia ?

Agora imaginemos uma lei que obrigue os moradores de um município a obter o ensino fundamental, médio ou qualquer um outro na cidade onde nasceram, não os possibilitando de se deslocarem a uma outra cidade com ensino de melhor qualidade para uma melhor formação devido ao ensino precário oferecido em seu município.Os ricos,ou seja,aqueles que possuem grande poder aquisitivo para financiar uma melhor formação escolar para seus filhos fora do seu município,se sentiriam acuados ao ver seus filhos confinados ao inferno.− Logo se veriam obrigados a uma melhoria no ensino para que seus filhos possam ter uma melhor formação, alcançando assim, a tão sonhada aprovação no vestibular de uma faculdade federal ou outros objetivos decorrentes de uma “ perfeita “ formação acadêmica − Mas qual político iria aprovar tal lei que consequentemente proibiria ele a seus filhos de se servir dos privilégios de se ter uma ótima renda ? − Logo,Serviço Público de Educação de primeira qualidade em nosso país,Utopia ?

4 comentários:

  1. Imaginemos uma lei que impedisse os parlamentares de votarem seu próprio salário, acabando assim com os exageros e excessos...
    ..."Mas qual político iria aprovar tal lei que consequentemente proibiria" a ele de escolher ganhar tanto por tão pouco que faz? Utopia
    Acreditar que o Brasil vai melhorar? Utopia...
    Ansear pelo dia em que viveremos em um lugar limpo (em todos os sentidos), com menos impostos, mais e melhores condições de vida, uma boa educação e saúde? Utopia
    Viver sua vida, da melhor maneira possível, com o melhor caráter imaginável, sem os chamados "jeitinhos brasileiros", sem furar filas, sem subornar o guarda, sem colar nas provas da escola/faculdade, sem sonegar imposto de renda... etc, etc, etc...? única solução!
    Tá de parabéns! já to seguindo

    ResponderExcluir
  2. Utopias que passam despercebidas por muitos e, que podem fazer toda uma diferença na hora de querer fazer mais pelo nosso país e pelo mundo.
    Imaginemos agora se todos tivessem essa consciência plena, sobre o sistema. Haveria sistema?
    Parabéns Dudu, irmão, pela razão, no ato de buscar e contundir.

    ResponderExcluir
  3. Essa questão da educação é muito complicada. Acredito que mesmo que eles queriam melhorar seria uma situação de longos anos. Revisando, nosso vestibular para uma Universidade Federal se constitui de todas as matérias que o individuo estudou resumido em uma só prova. Isto já torna a prova dificílima. O fato é os colégios que preparam para estas provas não são os colégios públicos e sim os colégios caríssimos que só estuda quem é rico. Resumindo, só estuda em faculdade pública quem é rico. Complicadíssimo.

    ResponderExcluir
  4. A lei em nosso país, estimula as empresas de ensino, embora reconheça que o ensino seja de direito de todos e dever do Estado.E isso também acontece com a saúde, o transporte, a moradia...
    Todos esses direitos devem ser garantidos a todos pelo poder público, em vez de serem manipulados por empresas que só estão atrás do lucro.

    ResponderExcluir