Se Maquiavel já havia nos alertado que o homem possui uma natureza ruim − tendendo sempre ao mal − com suas motivações egoístas, interesse próprio, a ambição, a inveja e a vontade de domínio que motivam verdadeiramente suas ações, talvez poderíamos descartar sim a possibilidade da existência de direitos humanos e aplicar sim a, sádica e apraz, pena de morte em nosso país.Ora ! já que todos tendemos todos ao mal, que mal a nisso ?
Ou também, considerando que a psicanálise afirma ser irreversível alguns casos de psicopatia em estágio avançado ou distúrbios que leve alguém a cometer crimes, também poderíamos considerar irrelevante o recurso aos direitos humanos em casos como esses não ?
Mas a pena de morte por exemplo: Tornando-a, vigente em nosso país, poderiam estar sendo coniventes e ajudando a perpetuar, assim, esse sistema brasileiro que cria verdadeiros monstros em nossa sociedade.Sim, porque se os próprios, assim agem de maneira incorreta cometendo crimes, por exemplo, logo são punidos de forma cruel.A pena de morte seria como uma privada,voce faz a merda e depois da a descarga.A forma simples de acabar com os criminosos que o próprio sistema criou utilizando a receita da extrema desigualdade social − fator esse o principal e gerador da violência.
Freud vai nos dizer que, nenhum ser humano nasce nada.− mas possui sim, inclinação para determinadas atividades, devido à sua carga genética.Dessa forma deve haver sim, projetos efetivos como educação, saúde e segurança, para que seja evitada a formação de delinqüentes em nosso meio social.Não necessitando assim, possuir meios de punição tão cruéis como a pena de morte em nosso país.Evitando o enorme gasto de verbas públicas com todo o ritual de execução e utilizando em benefícios sociais supracitados.
O sistema prepara o criminoso, esse por sua vez comete o crime.O sistema o pune, e assim, da-se seqüência a esse circulo viciosos.